Tem curiosidade em saber qual o processo de tratamento da água da Copasa? Continue acompanhando a leitura.
A água é de grande importância para a sociedade e a natureza é um ponto forte para o bem-estar da população, ela promove maior qualidade de vida e integração do indivíduo no meio social.
A qualidade da água potável está comprometida, por isso, o tratamento da água se tornou essencial para garantir a saúde de todos.
As estações de tratamento de águas residuais são indispensáveis para purificar a água eliminada pelos grandes centros, evitando a propagação de doenças em seres humanos e animais.
Umas das causas de contaminação orgânica são resíduos animais como excrementos e estrume que geram contaminação significativa.
Continue a leitura e saiba como ocorre o processo de tratamento da água feito pela Copasa.
Processo de tratamento da água: Como a qualidade da água é rigorosamente controlada pela Copasa?
A Copasa possui um rigoroso processo de tratamento da água distribuída na estação de tratamento da água, visando a melhoria da sua qualidade, a fim de que se torne própria para o consumo.
O processo consiste na remoção de impurezas e na desinfecção da água, utilizando cloro e outros produtos químicos através de diversas técnicas, como a cloração, decantação, a floculação, desinfecção e a filtração.
A qualidade da água, está diretamente dependente da quantidade de gradientes necessários à dissolução, diluição, transporte e substâncias benéficas ou maléficas à vida.
Os profissionais da Copasa, fazem constantemente análises da composição física, química e bacteriológica da água para verificar a necessidade de tratamento, diminuindo riscos à saúde dos usuários.
Em estações de tratamento, o controle envolve determinações de pH, sendo a coagulação e floculação sofrida pela água influenciada pelas determinações de pH. O pH padrão potável para águas de abastecimento público deve ter valores de 6,0 e 9,5, conforme exigência do Ministério da Saúde.
Saiba como a água é tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA)
Para garantir sua qualidade, a água passa pelas seguintes etapas de tratamento na Estação de Tratamento de Água da Copasa:
- Captação — A água presente em mananciais, sejam rios ou lagos, contém resíduos e microrganismos que para ser consumida precisa ser tratada. A água captada deve ser direcionada para um sistema de grades que retém resíduos sólidos maiores
- Adução — Na etapa da adução, a água é conduzida através de bombas para o local de tratamento
- Coagulação — Partículas de impurezas mais pesadas devem ser adicionadas de sulfato de alumínio à água captada, sendo este um coagulante insolúvel que promove a união desses componentes
- Floculação — Após a adição do coagulante, a água passa por uma agitação mecânica, formando flocos de impurezas que se depositam no fundo do tanque, facilitando a remoção durante a etapa de decantação
- Decantação — Nos tanques de decantação, os flocos de impureza se transformam em lodo que será removido e descartado em aterros sanitários. A água está livre de sujeiras e passa para a etapa de filtragem
- Filtragem — Durante a filtragem formada por camadas de areia grossa, areia fina, cascalho, pedregulho e carvão, cria-se uma barreira sanitária onde a água passa por completa remoção de resíduos menores
- Pós-alcalinização, desinfecção e fluoretação — Essa é considerada uma das principais etapas de tratamento, pois se eliminam vírus e bactérias. Inicialmente corrige-se o pH da água que se torna um importante parâmetro para estudos de saneamento ambiental, sendo suas restrições de faixas, estabelecidas para diversas classes de águas naturais. Determina-se o pH a partir do método eletromagnético, comparativo com o papel indicador universal. Em seguida é adicionado cloro ou ozônio que agem como desinfetante para eliminação de microrganismos e o flúor para prevenir cáries na população
- Reservação — Após o processo de tratamento, a água deve ser armazenada em reservatórios e distribuída à população.
Após o consumo, já sob a forma de esgoto, a água permanece em análise para identificar as transformações realizadas.
Nas ETAs e nas Estações de Tratamento de Esgoto, o sistema de controle de qualidade adotado pela Copasa, objetiva que as ações de controle se processem com rapidez e confiabilidade.
A Copasa é responsável pelo processo de tratamento da água e por fornecer água potável para a população de Minas Gerais.
O relatório anual de qualidade mostra que a empresa trabalha para garantir que a água fornecida atenda às normas de qualidade estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
Você pode consultar os relatórios anuais da Copasa no próprio site da empresa, clique aqui e confira!
Continue no nosso blog e tenha acesso a mais conteúdos!