O cuidado da água é essencial, de maneira geral, afinal de contas, trata-se de um item fundamental para a vida do ser humano e por essa razão, vamos apresentar aqui o modelo do Reservatório Copasa.
A Copasa zela pela qualidade de tratamento de água dos seus clientes
Se você deseja saber como a sua água está sendo tratada? Leia esse conteúdo até o final e saiba como funciona cada Reservatório Copasa.
Reservatório Copasa: Como tratamos sua água?
Para poder criar um Reservatório Copasa é muito importante um estudo enorme com profissionais de alta qualidade, que desejam levar água para uma região, nesse caso a própria Copasa se encarrega disso.
Mas, todo processo, para se tornar excelente se faz necessário responder algumas perguntas como:
- Qual região vai receber a água do reservatório?
- Qual é a taxa de crescimento da cidade?
Entendendo mais sobre a região e a taxa de crescimento o sistema pode ser criado.
Assim, será mais simples servir a população, pois, já se sabe a quantia de água necessário para abastecer todo o território.
Entender a região ajuda a entender o tamanho adequado do reservatório.
A primeira coisa a se fazer é realizar a oxidação de metais que estão presentes na água, como ferro e manganês dissolvidos na água.
Com a primeira etapa da limpeza da água é feita, o cloro entra em cena para remover esses metais, mas, pode ser usado outro produto e depois o sulfato de alumínio é usado para não deixar que essa sujeita vire um bolo nos reservatórios.
Finalizando a etapa de limpeza inicial o cal é colocado para manter o pH da água no nível certo.
Agora a água já se movimenta com forma dentro dos tanques, gerando peso, volume e consistência.
De qualquer maneira, a água ainda tem algumas impurezas, então, ela vai passar por camadas de areia suportadas por cascalhos que irão segurar a sujeira restante.
A água já está limpa, mas, ela ainda vai receber mais uma substância auxiliar, o cloro.
A ideia aqui é poder eliminar qualquer tipo de germe que prejudique a saúde do ser humano, mantendo a qualidade da água nos reservatórios e nos canos que irão levá-la a sua casa.
Para finalizar, o cal é colocado para corrigir o pH em casos de corrosão dos canos.
Agora que a água está limpa o Portal do Ministério da Saúde é comunicado para que a água seja distribuída para as famílias.
Com a autorização confirmada é feito o acréscimo o ácido fluossilícico, que ajuda a reduzir as chances de cárie dentária.
Toda água após tratada vai para o reservatório para poder manter a população sempre abastecida, mesmo em casos de emergências planejadas, como a manutenção da água ou a escassez, pela falta de chuva.
É interessante mencionar aqui que quando a água é subterrânea, ela não passa por nenhum tratamento, a não ser a inserção de cloro.
Redes de distribuição e ligações domiciliares
Estando a água limpa ela está pronta para ir para as casas.
Antes de chegar a sua casa, a água deve passar por canos que estão debaixo do solo.
Em alguns casos a água não vai ter força para chegar, por exemplo, na parte mais alta da cidade e nesse caso, vai ser necessário usar bombas.
Entretanto, pode ser que essas bombas mais tradicionais não sejam o suficiente.
Nesse caso, é necessário construir algumas estações de elevação de água que se utilizam de bombas que tem uma capacidade maior de levar água.
Mas, quando a pressão da água é muito forte em alguns setores é preciso colocar válvulas redutores para nenhum cano estourar.
É feita a instalação que une a rede de água que mencionei anteriormente com os canos da sua casa.
Com a água limpa e pronta para você é colocado um medidor que vai registrar a quantia de água que a sua residência vai consumir.
O mínimo da tarifa da Copasa em residências é de 6 mil litros mensais.
Caso a sua casa consuma acima de 6 mil litros, a quantia irá passar pelo medido e cobrado no próximo mês.
O cuidado da água é essencial, de maneira geral, afinal de contas, trata-se de um item fundamental para a vida do ser humano.
Se você deseja saber mais sobre o Reservatório Copasa e suas qualificações, clique aqui e confira diretamente todas as informações no site da empresa.
Gostou do artigo? Confira mais opções de artigos no nosso blog!