Precend Copasa: Entenda como funciona!

Se você está buscando pagar as suas pendências, a Precend Copasa é o que está procurando.

Para conhecer um pouco mais sobre ela, leia esse conteúdo até o final.

Saiba tudo sobre a Precend Copasa a seguir.

Precend Copasa: Como funciona?

O Precend Copasa é um programa que tem como foco assegurar a dar continuidade da prestação do serviço e a integridade de coletar e realizar o tratamento de esgoto.

A empresa foca no reuso da água e do lodo produzido, se tornando uma solução essencial para a Copasa quanto ao cuidado e a geração da água.

O Precend serve para:

  • Reduzir possíveis riscos de operação do sistema público de esgotos
  • Evitar corrosões e obstruções da tubulação em razão de lançamento de algum item no esgoto
  • Reduzir as chances de acontecer alguma explosão, além de prevenir os poluentes que possa acabar dificultando o curso da água.

O termo Precend significa Programa de Recebimento e Controle de Efluentes Não Domésticos.

Implantado pela Copasa na década de 90, a ideia do projeto é reduzir ao máximo os riscos à saúde humana e o meio ambiente.

A Precend funciona de maneira a conseguir monitorar, controlar e regulamentar, o esgoto que não partem das residências e são recebidos pela rede pública coletora de esgotos.

precend copasa

Quais são as etapas do Precend?

Existem algumas etapas do Precend e falaremos mais sobre ele abaixo:

  1. Pedido do Laudo de Liberação das Instalações Sanitárias: a primeira coisa que precisa ser feita é a solicitação de um laudo de liberação das instalações sanitárias através do meio da Agência Virtual no Copasa. Se você deseja saber como realizar um agendamento dentro do site, aqui temos um conteúdo onde falamos exclusivamente sobre isso
  2. Vistoria inicial: depois do agendamento, a Copasa irá até você avaliar a sua necessidade para obter o Precend. Obviamente que, se tratando de uma avaliação, pode ser que o programa não seja aderido, dependendo do resultado. Se o imóvel for dispensado, será emitido um laudo que depois vai estar disponível no canal de atendimento da Copasa, com o protocolo de atendimento
  3. Solicitação de ingresso e liberação de documento: com a aprovação, você vai precisar realizar o seu cadastro, preenchendo um formulário próprio. Será criado um protocolo para poder acompanhar os serviços do cliente. Você vai receber um documento que vai precisar ser entregue ao Órgão Ambiental, avisando o início do processo
  4. Hora de elaborar o projeto: a quarta fase se trata da elaboração do projeto técnico, que estejam de acordo com o que foi orientado no email que você recebeu. Nesse projeto você vai precisar demonstrar para a Copasa algumas redes, como doméstica, não doméstica ou pluvial, todos os processos que foram realizados no local, quais foram os produtos usados, os controles existentes e como se pretende se ajustar para atendimento aos limites que estão na Norma Técnica T.187/6
  5. Assine o contrato: com o projeto aprovado, a Copasa e você vão precisar assinar o contrato, onde irá constar todas as obrigações e possíveis problemas que podem surgir caso aconteça a quebra de contrato
  6. Faça o acompanhamento e automonitoramento: um dos itens que estão previstas no contrato é a realização de automonitoramento, ou seja, a realização de uma coleta para encaminhar os resultados para a Copasa. Essa coleta e análise precisa ser realizado por um laboratório que estará inscrito no INMETRO.

A partir disso, a Copasa vai avaliar os resultados e fará a fiscalização para o acompanhamento das coletas e também das análises, de acordo com o que está no contrato.

Depois que é recebida a solicitação do cliente, pelo atendimento Copasa, você vai receber um e-mail, que serão informados alguns itens que precisam ser seguidos.

Com o projeto apresentado, a Copasa vai analisar, como mencionamos anteriormente e tem um prazo de 30 dias para dar um resultado.

Se a primeira parte estiver certa, você terá 60 dias para apresentar a parte B elaborada e apresentada.

Com a segunda parte bem apresentada, o contrato vai ser assinado e irá constar alguns prazos para a realização de obras para adequar o sistema e o automonitoramento.

Agora você entendeu como funciona o Precend Copasa!

Continue navegando nosso blog!

Menu